terça-feira, 18 de agosto de 2015

Incêndio no Jardim Botânico ameaça casas

Incêndio se aproxima do Condomínio Quintas Interlagos
Da Redação do MCJB - 18/08/2015

Na tarde desta segunda-feira (17/08), um incêndio florestal, com foco em uma pequena chácara do Jardim Botânico, colocou em risco casas e animais, e expôs a vulnerabilidade da dependência do bairro a outras regionais vizinhas.


O fogo, com o mato seco e os fortes ventos de agosto, logo se espalhou. Eram 14h30 quando moradores do Condomínio Quintas Interlagos acionaram o corpo de bombeiros, que enviou uma viatura do grupamento de São Sebastião, meia hora após o chamado. O fogo já se espalhara para a chácara vizinha e se aproximava do condomínio.


Em poucos minutos, o fogo ajudado pelo vento tomou a mata de galeria, que separa as chácaras do Condomínio Quintas Interlagos, e avançou sobre as casas. O grupamento de São Sebastião estava todo ocupado com incêndios e outras ocorrências. Paranoá foi acionado. Mas foram os trabalhadores de uma obra próxima que socorreram. Munidos com mangueiras de jardim  eles impediram que o fogo atingisse o canil de uma das casas, “onde um Pit Bull ia morrer queimado”, relata o Sr. João, um dos trabalhadores. Em outra casa foi preciso arrombar o portão, pois o fogo já havia se iniciado no quintal.


A única viatura do corpo de bombeiros que debelava o fogo na chácara chegou ao condomínio já sem água, após o fogo já ter sido controlado pelos bombeiros de improviso. Quando a viatura de incêndios florestais do Paranoá chegou, só restava o trabalho de rescaldo.


Sem bombeiros, voluntários tiveram que conter o fogo com mangueiras de jardim


Dependência e outras negligências


Mesmo com disposição para enfrentar o incêndio, os moradores do Condomínio Quintas de Interlagos afirmaram terem tido muita sorte, pois as labaredas, apesar do vento,  chegaram pequenas o suficiente para serem controladas com simples mangueiras de jardim. “Chamas de maior intensidade certamente teriam causado danos materiais consideráveis”, afirmou um dos moradores.


O sentimento de alívio não foi suficiente para apagar a preocupação com a dependência às regiões vizinhas - São Sebastião, Paranoá, Santa Maria,  em relação aos equipamentos públicos: corpo de bombeiros, polícia militar e polícia civil. 

Outros agravantes foram relatados pelos moradores. No chamado ao 193, o atendente tinha dificuldade para entender o local da ocorrência, por sua falta de familiaridade com os endereços da região. Ficou claro também que a prioridade das regiões vizinhas são suas próprias ocorrências. E a viatura sem água mostrou a falha com a estrutura de hidrantes, que só existem ao longo da DF-001, totalizando 4 hidrantes. São 37, em São Sebastião, e 108, no Lago Sul. Na Avenida do Sol não há hidrantes.

______________________________

1 comentários:

Infelizmente, nós moradores do Jardim Botânico estamos entregues à própria sorte. O Governo do Distrito Federal deveria repensar o mais urgente possível e nomear um Administrador para nosso Bairro. Do jeito que está não dá para continuar. O pior é saber que daqui a quatro anos esse pessoal que depende de nossos votos estarão por aqui!!!????

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário! Assim que nossa equipe de moderação liberar, seu texto será publicado.